segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mia Couto, o "Desassossego" e Fernando Pessoa


Certa vez estávamos marido e eu assistindo um painel com o escritor moçambicano Mia Couto, uma transmissão diretamente da Flip - a Feira Literária de Parati (RJ).

Ouvir o escritor foi simplesmente sensacional e para um casal alucinado por livros nosso desejo naquele momento era estar lá em Parati, face-to-face com Mia, se possível na primeira fila.

Na ocasião, Mia falou muito sobre Fernando Pessoa (amo e quem não ama?) e disse que seu livro de cabeceira era o "Livro do Desassossego", o qual lia religiosamente todas as noites, na cama, antes de dormir.

Lembro de termos adquirido o livro naquele final de semana mesmo, numa de nossas visitas à Saraiva do Praia de Belas. E durante uma semana fiquei extasiada com cada palavra, cada pensamento do Desassossego.

Desde aquela época o livro é um dos queridinhos aqui de casa...como sou grata ao Mia pela dica...

Mas contei toda essa história porque recebi a incumbência de postar algo de Fernando Pessoa. 
E vou com um dos meus textos favoritos, de Alberto Caieiro:



2 comentários:

  1. bahhhhhh,justo esse...amoooooo 'guardador de rebanhos'!outro poema da D.Mariazinha... hum,fiquei com vontade desse livro agora... bjus!

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, lembro-me dessa entrevista como se fosse hoje. E mais tarde descobri que este livro, cujo heterônimo é Bernardo Soares, o guardador de livros, também fazia parte das noites dormidas do ator Caio Blait. Que capacidade você possui para construir blogs, parabéns! Beijos

    ResponderExcluir