segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Amigo algoz

"Há quem deseje o seu mal. 

Há quem deseje o seu bem. 

Cerque-se daqueles que desejam o seu bem".


Ouvi a frase por acaso no último domingo num programa de televisão. Me chamou a atenção a afirmação, mas principalmente a parte "cerque-se daqueles que desejam o seu bem". A gente sempre quer estar cercada pela família e amigos, ou seja aqueles que nos amam e aqueles que desejam nosso bem. 

Mas como saber que aquele amigo ali do lado é realmente seu amigo? 

Como ter certeza que aquela pessoa deseja mesmo nosso bem? 

A reciprocidade em uma amizade não deveria ser absoluta?

Quando eu compartilho da minha vida com um amigo eu espero sua fidelidade. 

Mas o que acontece quando você abre a porta da sua casa, do seu coração e em troca você descobre que aquela pessoa amiga e confidente jogou suas palavras ao vento, não foi fiel e ainda distorceu fatos e acontecimentos?

O que você faz quando descobre que a mesma mão que te auxiliou é responsável por uma traição dolorida, redemoinho de mentiras e falsidade?

Que tipo de amigo é este que frequenta a tua casa e fala mal de você pelas costas?

Que se vitimiza perante às pessoas para camuflar o seu desvio de caráter?

Que se aproveita do relacionamento para contaminar outras pessoas, algumas delas amigos em comum?

Amiga?

Que tipo de amiga é esta?

Amigo então é aquele que te estende a mão e te apunhala pelas costas ao mesmo tempo?

Por causa dela lembro de um trecho de No caminho com Maiakóvski: 

"..Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim..na segunda noite já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão..até que um dia o mais frágil deles entra em nossa casa, rouba-nos a luz e arranca-nos a voz da garganta..."

Amiga?

Amiga??

Amiga???

Algoz!!!

Um algoz que teve a abertura que precisou enquanto vestia sua segunda pele. 

Ela tentou, mas não tirou minha voz!

Me machucou?

Sim me machucou...

Mas eu estou de pé!

E meu jardim está mais florido e colorido do que nunca.


Um comentário: